Merci d'etre parmis nous*Thank you for being among us* Gracias por estar entre nosotros*Obrigado por estar entre nós* Grazie per essere in mezzo a noi* Danke, dass Sie bei uns* Спасибо за то, что среди нас*Terima kasih kerana menjadi antara kita*私たちの間にいてくれてありがとう* شكرا لك لأنك بيننا

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O gênero lírico e suas formas poéticas fixas

No gênero lírico podem ser encontradas muitas formas poéticas, algumas muito antigas, outras mais modernas, que se caracterizam por apresentar determinado número de versos ou determinado ritmo. Geralmente são chamadas formas poéticas fixas. As mais comuns são:


Ode – Palavra de origem grega, significa ´´canto``. Denomina composições líricas de tom normalmente solene e entusiasta, que podem falar de temas extremamente variados, desde os prazeres da mesa até a exaltação de valores nobres como : a qualidade dos grandes gênios, a pátria, as celebrações de vitórias em jogos ou batalhas, o amor, e outros sentimentos elevados.


Elegia – Surgida na Grécia antiga, é uma composição poética triste e pessoal, cheia de sentimentalismo, normalmente causado por determinado acontecimento como, por exemplo, a morte, a prisão, o exílio ou a guerra. O Cântico do Calvário, de Fagundes Varela, é, sem dúvida, a mais famosa elegia da literatura brasileira, inspirada na morte prematura de seu filho.


Écloga – palavra de origem grega, significa seleção. Poesia de tema pastoril, que retrata a vida no campo, a vida bucólica, tendo como cenário uma natureza idealizada. O emissor expressa uma homenagem à natureza, às belezas e às riquezas que ela dá ao homem.


Canção – A palavra evoca as relações entre a poesia e a música e é designada para vários tipos de composições líricas. De acordo com o assunto, ela pode ser chamada de: canção amorosa (ou cantiga de amigo e cantiga de amor), canção satírica (ou cantiga de escárnio e mal-dizer), cantata (quando a canção se debruça em um assunto elevado), madrigal (quando a canção exprime o galanteio dos namorados) etc.


Soneto – Significa ´´pequeno som``.A mais bela de todas as formas poéticas e a mais apreciada pelos nossos poetas. Surgido na Itália, no século XIII, e difundido por Petrarca, no século XIV, é uma composição poética de catorze versos distribuídos em dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos( estrofes de três versos), É praticamente a única forma fixa que chegou intacta até nossos dias.



3 comentários:

  1. ADOREI O BLOG ME AJUDOU MUITO BJJJJSSSSS

    ResponderExcluir
  2. E EU QUE ADOREI AINDA MAIS QUE O ANÔNIMO, TE JURO!!!!! ABRAÇOS E BJJJJJJJJJJSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante desse blog principalmente por escrever "poemas" há uns 6 meses.Há uns 2 meses criei um blog no qual postei algumas de minhas poesias e ficaria muito feliz se vc o olhasse(tem poemas e "fotos conceituais").Tenho 18 anos então......... http://valvuladeescapeexistencial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir