Merci d'etre parmis nous*Thank you for being among us* Gracias por estar entre nosotros*Obrigado por estar entre nós* Grazie per essere in mezzo a noi* Danke, dass Sie bei uns* Спасибо за то, что среди нас*Terima kasih kerana menjadi antara kita*私たちの間にいてくれてありがとう* شكرا لك لأنك بيننا

quinta-feira, 4 de junho de 2020

O Gênero Textual Charge

Questão 721962 COPEVE UFMS - Revisor (IF MS)/Texto/2013

Observe:

Esta charge faz uma critica à politica do Brasil. Há uma brincadeira com os sentidos das palavras, na lousa está escrito “O eleitor confia na honestidade dos políticos” e quando a professora pergunta ao garoto qual o sujeito da oração, ela se refere a matéria dada na disciplina de Língua Portuguesa, no entanto o garoto responde que o sujeito só pode ser um “mané”, pois ele está se referindo à dificuldade que as pessoas têm em acreditar nos políticos atualmente. 

Mas, afinal, o que é uma charge?

Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens e é feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade. As charges são bastante utilizadas para fazer críticas, muitas vezes de natureza política. São normalmente publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. A internet também é uma opção para quem quer acessar esse gênero textual. 

Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos ou ligado aos costumes (ou ainda "atuais"). Por isso o leitor deve conhecer o assunto a que a charge se refere para poder compreendê-la. Nela, as características físicas das pessoas são quase sempre exageradas (caricatura) para despertar o leitor. As charges promovem uma visão mais crítica dos problemas vigentes na sociedade na qual os alunos estão inseridos. Sem dúvidas, é um recurso atrativo que o professor e o aluno devem explorar, A charge, além de trabalhar a leitura do texto, promove a leitura de mundo, desperta o interesse do aluno e sua capacidade de interpretação, explorando a linguagem verbal e não verbal.




Só para facilitar:

Charge → linguagem verbal (coloquial) + não verbal,

Utiliza recursos como figuras de linguagem, humor e intertextualidade, 

 Promove reflexão crítica,

 Personagens: humanos, animais e objetos.

Agora, que tal praticar um pouco? Então, vamos às atividades!



1. Você deve ter acompanhado a onda de protestos e manifestações que tomaram conta do Brasil este ano. Observando a imagem e as palavras que compõem a charge abaixo, como você poderia explicá-la?

1. Você deve ter acompanhado a onda de protestos e manifestações ...


2. Como você já sabe, um dos objetivos da charge é estabelecer uma crítica.


1) Qual a crítica estabelecida pela charge acima?2) A inscrição no ...

Qual a crítica estabelecida pela charge acima?



Nenhum comentário:

Postar um comentário