Merci d'etre parmis nous*Thank you for being among us* Gracias por estar entre nosotros*Obrigado por estar entre nós* Grazie per essere in mezzo a noi* Danke, dass Sie bei uns* Спасибо за то, что среди нас*Terima kasih kerana menjadi antara kita*私たちの間にいてくれてありがとう* شكرا لك لأنك بيننا

quinta-feira, 25 de março de 2021

COMO ELABORAR UMA RESENHA CRÍTICA

 O QUE É UMA RESENHA CRÍTICA?


  A resenha pode ser definida como um tipo de texto com a finalidade de analisar um objeto e escrever sobre ele. Esse objeto pode ser um artigo publicado online ou em revistas acadêmicas, livros, reportagens, filmes, entre outros.  


  O objetivo é trabalhar com a construção de descrições, análises, observação e desenvolvimento de um conteúdo que, no final, resultará em uma produção opinativa, mesmo que isso não fique explícito.  


  É importante destacar que na produção desse conteúdo é preciso fazer uma análise crítica sobre o documento solicitado, sem deixar de mencionar os aspectos positivos e negativos.


CARACTERÍSTICASDE UMA RESENHA CRÍTICA


1 O título é obrigatório e deve ser diferente do título oficial da obra resenhada;

2 Impessoalidade;

3 Imparcialidade: ser imparcial significa deixar as emoções de lado e escrever sem tomar partido, isto é, sem deixar que motivos pessoais contaminem a escrita.

4 Cientificidade: sistemática (apresentar um sistema de ideias ordenadas de maneira lógica) e verificável (afirmações que podem ser comprovadas através da observação);

5 Objetividade: na resenha deve constar aquilo que for estritamente essencial, respeitando a característica principal do gênero, que é a brevidade.



ESTRUTURA DE UMA RESENHA CRÍTICA



1. Introdução


  Identifique o título da obra e o nome do autor. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre a história e contextualize o assunto.


  Com as informações mais importantes em mãos, você vai agora discorrer sobre elas. A introdução serve para fazer com que o leitor se localize, ou seja, é importante explicar todos os pontos relevantes da obra que está sendo resenhada.


  Aqui, tente não deixar o conteúdo muito complicado, apenas introduza o leitor e faça com que ele se familiarize com o texto lido por você.


2. Desenvolvimento


  É o momento para você discorrer, por exemplo, sobre ligações entre a obra resenhada e outros textos, teorias ou autores.


  O desenvolvimento de uma resenha é a análise crítica da obra. Geralmente esse trabalho é feito colocando outros autores para dialogar, por meio de menções bibliográficas concisas. Você não deve apenas emitir a sua opinião, mas sim apresentar um bom embasamento teórico. Argumentar não significa usar termos como “gostei” ou “não gostei”. 


  Na hora de escrever o desenvolvimento, dê preferência ao uso de verbos no presente do indicativo. Boas recomendações para esse tipo de trabalho são: mencionar, ressaltar, salientar, destacar, considerar, citar, anunciar, afirmar, esclarecer, explicar, expor e concordar.


3. Conclusão


  Após a apreciação do livro, filme ou artigo, preocupese em falar sobre as contribuições e importância da obra. O parágrafo final, que consiste na conclusão, deve ser elaborado com base nos argumentos expostos anteriormente. Verifique se o autor atingiu os objetivos propostos e dê sugestões sobre futuras pesquisas na área.


QUESTIONAMENTOS DE UMA RESENHA CRÍTICA


1 Qual o assunto abordado no livro? 

2 Como o assunto é abordado no livro?

3 Qual é a fundamentação do autor? 

4 Algo diferencia essa de outras obras? 

5 Qual o objetivo do autor com a obra? 

6 Qual o público que o autor deseja atingir?

7 Você conseguiu compreender o tema? 

8 A leitura foi feita de forma agradável? 

9 As ilustrações complementaram com o conteúdo do texto? 

10 Você acredita que o leitor achará/acha o livro útil? 

11 Qual sua percepção com a obra em comparação com as outras do mesmo autor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário