Merci d'etre parmis nous*Thank you for being among us* Gracias por estar entre nosotros*Obrigado por estar entre nós* Grazie per essere in mezzo a noi* Danke, dass Sie bei uns* Спасибо за то, что среди нас*Terima kasih kerana menjadi antara kita*私たちの間にいてくれてありがとう* شكرا لك لأنك بيننا

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Funções da linguagem - Parte 2



Funções da linguagem (continuação)

Função fática (ou de contato)



Função fática. Aspectos da função fática - Português

Na função fática, enfatiza-se o canal de comunicação ou de contato.  A intenção é iniciar um contato por meio de cumprimentos (Olá!", "Como vai?", "Bom dia!", "Oi!") ou de uma abordagem coloquial objetiva e rápida ("Está tudo bem?", "Você precisa de ajuda?").

Observe, no texto a seguir, que as personagens visam uma interação verbal.

"Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você?"


VIOLA, Paulinho da. LP Foi um rio que passou em minha vida, EMI, 1970

Para não esquecer:

Quando o objetivo da mensagem é simplesmente o de estabelecer ou manter a comunicação, o contato entre o emissor e o receptor, diz-se que a função predominante é a fática.


Função metalinguística

A função metalinguística tem como fator essencial o código. O objetivo da mensagem é referir-se à própria linguagem. Podem-se encontrar exemplos dessa função em uma cena de filme que analise o cinema, em um poema que fale sobre o poeta e a poesia, em verbetes de dicionários, em textos que estudem e analisem outros textos.

fazendo a barba



Para não esquecer:

A função metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código.


"di.ci.o.ná.rio
sm (lat dictione) Coleção de vocábulos de uma língua, de uma ciência ou arte, dispostos em ordem alfabética, com o seu significado ou equivalente na mesma ou em outra língua. Sin: léxico, vocabulário, glossário. D. vivo: indivíduo muito erudito ou de grande memória.
"

(Definição retirada do Dicionário Michaelis)


Função apelativa (ou conativa)

Aqui, o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Os melhores exemplos são os textos publicitários, pois visam envolver o leitor, influenciar seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva.

Observe no texto a seguir, extraído de um anúncio publicitário, uma característica típica da função apelativa: verbos empregados no modo imperativo (fuja, escolha, procure) e pronomes na 2.ª ou 3.ª pessoas ( o seu agente de viagens).


Fuja do engarrafamento.

“UMA SEMANA EM BÚZIOS A PARTIR DE R$.290,00. É MAIS DO QUE UM PACOTE. É UM PRESENTE.

Vinte e seis praias numa cidade-resort. O primitivo em harmonia com o sofisticado a poucas horas de São Paulo. Escolha a pousada com café da manhã e um passeio de barco grátis. Procure o seu agente de viagens e conheça este pacote nos mínimos detalhes.”


Função poética

A função poética ocorre quando se enfatiza a mensagem ou o texto, quando é trabalhada a própria forma da linguagem. A ênfase recai sobre a construção do texto, a seleção e a disposição de palavras no texto. Essa função é mais encontrada em poemas, mas aparece também  em textos publicitários, em prosa e em outros.

Observe esta mensagem. O som, o ritmo, os jogos de ideias e de imagens são explorados no texto, e a linguagem pode atrair o leitor.

Tecendo a manhã

“ Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará se,pré de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos
(...)”

(MELO NETO,João Cabral de. Poesias completas. Rio de Janeiro:José Olympio,1986)


Observações:

a) diferença entre a função poética e a função emotiva

Função emotiva enfatiza o eu, e está em 1° pessoa. Onde ele expressa suas emoções,sensações,sentimentos... Indo ao ponto, a diferença é que na função emotiva ele só se preocupa com o eu, o foco é no emissor, já na função poética ele se preocupa mais com quem vai receber a mensagem.

b) diferentes funções

É importante lembrar que uma mesma mensagem pode ter diferentes funções. Nesses casos, cabe identificar sua função principal, pois sempre há predominância de uma função sobre as demais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário